As novas gerações não sabem o que é sofrer com a internet

Olá galera!! Eu sou o Rafa Marques, e pra começar com a bagaça aqui eu resolvi falar de como a internet surgiu em minha vida. Há mais ou menos 12 anos atrás.

Lembro me quando a internet era discada. Para aqueles que nasceram nos anos 2000 pra frente, esse termo pode parecer bizarro. Mas sim, houve um tempo em que a internet era discada. Você precisava de uma linha de telefone, um modem e um discador (que nada mais era que um programa de computador) para se conectar ao maravilho e moderno mundo on line.

E detalhe: para usar a internet a linha ficava ocupada. Ou seja, numa época em que o telefone celular era um luxo dos mais caros, quem tinha uma única linha de telefone fixo em casa tinha que escolher entre ficar sem fazer ou receber ligações, ou navegar na internet. E obviamente, como a conexão era discada, havia horários específicos para conectar, como após as 18:00 ou nos finais de semana. E isso era uma tortura, pois com tanta gente ligada no fim de semana, a conexão era um pouco complicada de acontecer.

Lembro-me também que nessa época, ou melhor, na minha época, por assim dizer, os modens que vinham nos pcs eram de 34kbs. Não, você não leu errado. Pra quem está acostumado a internet acima de 1mb, tente imaginar como era navegar em uma velocidade com essa. Parece impossível, não é mesmo?

Mas acredite. Nessa época, quem tinha um modem de 56kbs era rei. Se hoje a página demora 10 segundos para abrir a gente se irrita, há uns 10/12 anos atrás quando demorasse 30/45 segundos a gente estava feliz.

É até engraçado pensar como as fotos e imagens eram carregadas. Pareciam que estavam sendo escaneadas, por um scanner bem mais lento. Iriam carregando como se estivessem descendo uma cortina bem devagar, ou então a imagem ficava quadriculada, como se estivesse sendo "censurada" na TV. E para nós, a unica coisa que podíamos fazer era ter paciência.

E para baixar alguma coisa então?? Uma música em mp3 que hoje a gente leva poucos segundos para baixar, há uns 10/12 anos atrás era uma questão de horas. Sim, horas!!!! Ou um jogo, que na época dificilmente chegava a 500mb era questão de dias para baixar. O jogo era dividido em arquivos menores, com uma ferramenta chamada Winzip. É lamentável pensar, mas nos dias de hoje eu conheço muita gente que nem sequer sabe o que é, ou o que foi o Winzip na vida dos internautas (nota: talvez esse assunto gere um outro post). Então naquela época, um jogo de 300mb (uma coisa revolucionária pra época) era dividido em 25 a 50 partes, de no máximo 2 mb cada. E não pense que baixar 2mb naquela época era fácil, porque não era. E nessa época, nem DVD existia (outro assunto possível).

Outra coisa interessante nessa época, eram os chats. Nada de msn, nada de orkut, twitter, facebook ou qualquer outra merda dessas. O lance era entrar em uma sala do IG (que na época era Internet Grátis, e não Internet Generation como é hoje) e ficar lá teclando. Não havia malícia nessa época. Eram apenas pessoas comuns querendo conversar com outras pessoas comuns através do computador (salvo excessões, claro). Sei que hoje ainda existem esses chats, mas acreditem, pra quem viveu o começo disso, os chats de hoje são broxantes.

Tenho muito mais história para falar da época da internet discada. Uma época que me marcou muito e que de certa forma me traz um pouco de nostalgia. Mas como sei que as pessoas de hoje tem preguiça de ler, melhor eu ir parando por aqui.

Quem sabe eu continuo esse assunto em outro post.

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

6 Nostálgicos:

  1. Niko disse...:

    nem me fale....só de lembrar de net discada da medo...o.o'

    old times...quando pasava da meia noite dividia horario com meus irmãos pra jogar..
    eram 2 horas pra cada..tenso d+

    Bruno~

  1. kirx disse...:

    Hahaha tambem fiz parte desta época
    entrava depois da meia noite e tinha aquele sonzinho de conectando do discador >< tenso !!

    Muito legal o tema do blog amigo, tentarei seguir sempre que possivel hehe

  1. NC disse...:

    valeu gente =P

  1. guilherme disse...:

    Nossa eu lembro que eu ficava de cara com meu pai que nao dexava eu entra na net em casa, pq como entendia de computador mais que eu ele tinha medo de eu ferra com tudo.
    Lembro tbm que meu amigo fico alguns meses pra baxa um filme do pokemon pra gente pode ve
    uheauhaeueheahueauheau
    tenso hein
    Muito bom o blog
    Rocha

  1. Regiane disse...:

    Opa, num fiz totalmente parte dessa epoca,
    pq qnd começeu a mexer na net ja existia ate o orkut, kkkk. Mais o barrulinho da net discada eu ja escutei mtu, rsrs

  1. Puts cara, internet discada era o "O", tinha que ligar só depois da meia noite, ligar ao sabados depois das duas da tarde, puta merda, mais se vc comparar a net de hoje com a do passado, vc enjoa muito mais da de hoje do que da do passado, pq a de hoje vc vê tudo oque vc quer em questão de minutos ai enxoa fácil, a da passado vc vê uma coisa só e fica lá agarrado para abrir, assim não enxoa,kkkk.

    Parabéns pelo blog parceiro

Postar um comentário