Final Fantasy IX

Veja também ,

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaMas um jogo que marcou época na minha vida. E desta vez não foi no SNES, mas sim no Playstation.

Final Fantasy IX!! A despedida da série nos consoles de 32 bits, e curiosamente, meu primeiro Final Fantasy.

Caraca, esse é um dos melhores, mais bonitos e mais divertidos jogos que já tive o prazer de jogar.

Bom, para quem jogou, deu final, ou apenas assistiu seu irmão mais velho fazendo isso, vamos lembrar um pouco dos curiosos e carismáticos personagens, como Zidade e Adelbert "Rusty" Steiner.

Voce sabe o que fazer...



Lançado em 2000, o jogo de RPG Final Fantasy IX fez muito sucesso, pois era uma volta as origens, revitalizando as classes básicas e trazendo referências as versões anteriores. Nessa época eu não entendia muito bem das coisas, afinal foi meu primeiro FF. Mas depois de entender um pouco mais, é realmente interessante ver a "mocinha" usar um manto white mage, numa referencia clara as primeiras versões da franquia.

Vale lembrar que o número após o nome não significa uma sequência. Quer dizer, o Final Fantasy IX não é uma continuação do Final Fantasy VIII. São jogos independentes. Ser bem que depois lançaram continuações de outros jogos da franquia, mas isso é mais recente e não faz parte do propósito do blog.

Bom, o que mais me chamou a atenção nesse jogo, com certeza foram os personagens e suas motivações pra enfrentar uma infinidade de inimigos durante todo o jogo. Na tela de início, se você deixar o videogame parado, aparece uma imagem aleatória de cada um dos personagens com sua "meta" ou filosofia de vida. Como no caso do Vivi (meu personagem favorito, diga-se de passagem), que tem um puta de um conflito de existência, sem saber realmente o que é, e qual a razão de sua existência. Se pensar que supostamente esse personagem tem 9 anos, imagina o drama que ele passa. Abaixo, uma das telas que eu falei.

Tradução livre: Tristeza. Como você prova que existe? Talvez nós não existimos...

Bom, não temos tanto espaço assim para analisar cada personagem. Mas o principal, o herói da história, é Zidane Tribal. E nessa época, Dragon Ball Z estava em alta. Curiosamente, o herói possuia uma cauda e quando entrava em Transe, ficava cheio de pelos e mais loiro. Super Sayajin?? Era dificil não fazer a analogia.

Outros 2 personagens curiosos eram a Princesa Garnet Til Alexandros, que decidiu deixar-se raptar (sem spoilers) e passou posteriormente a usar o nome de Dagger e o cavaleiro atrapalhado Adelbert Steiner, que Zidane provocava chamando-o de "Rusty", algo como "enferrujado". Ainda temos Quina, Amarant, Eiko e personagens que controlamos por um curto período, como Marcus e Beatrix.

Contávamos ainda com belas magias e os clássicos Summons de FF. Bahamut, Alexander, Odin, entre outros. Cada CG mais bonita e devastadora que outra.

Sei que hoje os jogos estão muito mais bonitos, e chega a ser quase impossível você dizer se o infeliz na tela numa CG é uma pessoa real ou se foi feito por computação gráfica, mas em 2000, há exatos 10 anos atrás, as animações desse game eram realmente fodas. Uma cutcenne que particularmente eu gosto muito, e que devo confessar que brotou uma lágrima quando joguei...



Tá, na verdade o video mostra a sequencia toda, mas se atentem especialmente a primeira.

Essa cena é especial para mim, porque apesar do Vivi não ter realmente um rosto, seus olhos amarelos passam uma baita expressão nessa cena que, putz... eu fiquei emocionado e com uma puta vontade de chutar a bunda daquele Black Waltz. E ainda fico...

Bom, o jogo é excelente, e mesmo depois de 10 anos, ainda é possível se divertir com ele. Pra quem se interessar, eu posso indicar lugares onde é possível baixar o emulador de Playstation e o jogo completo (ou quase todo) em português. Não vou ficar fazendo propaganda de graça xD


Isso aí galera, se você gostou, se não gostou, quer sugerir um assunto, comente.

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

1 Nostálgicos:

  1. NC disse...:

    eu tenho um problema com RPGs... gosto que meus personagens sejam muito fortes. Eu posso passar oras treinando no mesmo lugar para finalmente caminhar um pouco. Final Fantasy IX também é meu FF preferido.

Postar um comentário