Disney Club (TV CRUJ)

Veja também ,

Esse logo ao lado de lembra alguma coisa?

O nome original era mesmo Disney Club, mas depois passou a ser Disney CRUJ e mais tarde simplesmente TV CRUJ.

Mais um da série "coisas que não voltam mais..."



Em meados dos anos 90 (mais precisamente em abril de 1997) ia ao ar um programa que era uma parceria entre o SBT e a Disney Company. Disney Club (nome original) já era um sucesso na Europa, Asia e Oceania.

Com o famoso bordão "Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito, foi um dos principais (senão o) programas infanto-juvenis da TV Brasileira.

A premissa era bem simples, mas na época o sonho de qualquer adolescente era basicamente o mesmo. Desta vez não vou copiar do Wikipédia, vou digitar mesmo xD

História

No inicio de 1997 entrava no ar um programa baseado em uma TV pirata que interferia no sinal do SBT transmitida por três "ultra-jovens", os irmãos Juca e Guelé e o amigo Macarrão. Através do sotão oculto na casa dos irmãos e uma passagem secreta do quarto de Juca, as transmissões eram feitas por verdadeiras gambiarras como videocassetes (alguém lembra disso?) e outras peças ligadas a cabos e mais cabos, tendo um guarda-chuva do Mickey que Guelé usava no jardim de infância como antena.

Os três amigos fundaram o CRUJ - Comitê Revolucionário Ultra-Jovem. Para não serem descobertos pelos "agentes da TV" (pessoas que caçavam sinais de TV Pirata), eles adotaram disfarces como máscaras e codinomes, sendo então chamados de Caju (Juca ao contrário), Chiclé (Guelé que gostava de goma de mascar) e Macaco (Macarrão que usava uma máscara de macaco).

O CRUJ representava uma espécie de clube, onde os ultra-jovens poderiam desabafar sobre todas as injustiças que sofriam com os pós-ultra-jovens e ultra-velhos (adultos e idosos, na linguagem ultra-jovem), inclusive nos problemas que obtinham em casa, na escola, na rua e na sociedade e fazer "reivindicações".
Além disso, a atração exibia desenhos animados produzidos pela Disney, que ficaram bastante conhecidos na época, como Timão e Pumba e a A Turma do Pateta (meu preferido). A partir de junho de 1997 incluiu na grade a TV Quack Pack e Bonkers (esse eu não gostava). Além de outros, como Super Patos (já citado em um dos posts).
Com o passar do tempo, novos integrantes passaram a fazer parte do CRUJ, como Malu/Maluca, que reinvidicava um espaço feminino no programa. Ana Paula/ Pipoca, amiga de Guelé que descobre por acaso a passagem secreta e por causa disso acaba fazendo parte da turma , e depois, com a saída de Macaco, passa a ter o comando do "Play".
Principais Bordões

"Dá o play Macaco" e a resposta "É pra já"
"Eu não sou maluca, meu codinome que é Maluca"
"Meu irmão, meu ídolo" (dito por Guelé)
"Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito" (esse era o top)
"CRUJ, CRUJ, CRUJ, tchau!"

Eu estava pensando em fazer um "que fim levou" dos protagonistas... Mas como sou contra o copia e cola, aqui vai o endereço de um blog onde tem uma pesquisa sobre os atores.
http://nerdologialternativa.blogspot.com/2010/05/por-onde-anda-turma-da-tv-cruj.html
Enfim, Disney Club/CRUJ foi um baita de um programa dos anos 90/2000 que além de passar desenhos, se preocupava com os conflitos adolescentes de uma maneira bem humorada.
É triste hoje a gente ver que na TV aberta (e até na TV a cabo) o melhor que temos em relação a desenhos é TV Globinho, com aqueles apresentadores retardados que sonham um dia fazer parte de alguma novela das 8 que começa as 9...
Isso sem falar do "Japonês que dá Playstation 3" e compainha...
TV CRUJ foi para o túmulo levando consigo tudo o que era divertido...


Editado as 17:41 pra acrescentar um bordão (mancada minha e bem lembrada pelo companheiro SPOOK)

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

3 Nostálgicos:

  1. SPOOK disse...:

    Só faltou o "Cruj, Cruj, tchau, tchau!"

    O melhor programa de desenhos que já existiu, com absoluta certeza. Timão e Pumba eu rolava de tanto rir.

  1. Anônimo disse...:

    aiiiin que saudadeeeee'

  1. se pluga companheiro revolucionario ultra jovem está no ar o seu o meu o nosso comite revolucionario ultra jovem

Postar um comentário