Mega Man

Veja também , ,

Depois da ressaca de ano novo, voltamos com as postagens de coisas que nos lembram da infância, adolescência e demais etapas da vida de jovens nascidos ou criados nos anos 80/90.

Percebi que no nosso banner tem uma imagem do Mega Man, mas nenhuma postagem sobre o azul...

Hora de reparar isso e fazer um baita post sobre o assunto. Mãos a obra.



Conhecido no Japão como Rockman, é uma série de jogos eletronicos criado pela Capcom que tem como protagonista um robozinho azul que tem a habilidade de incorporar poderes dos seus inimigos ao seu leque de armas.

A série Mega Man pode ser dividida em 7 séries, cada uma com linha de tempo própria e mantendo uma ligação com a anterior (com exceção da série Battle Network que só tem relação com a série Star Force).

Pra entender um pouco a série X (que na minha opinião é a melhor) temos que conhecer um pouco a história do azul, o ser que deu o nome a série.

Por uma questão de preguiça, aqui vai um pequeno texto direto da Wikipédia:

Na série, dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr. Thomas Light, criam uma nova geração de robôs superior a quaisquer outros já criados. Então, Wily, ex-sócio de Dr. Light (criador de Mega Man), vendo o incrível potencial dos robôs, começa a imaginar que, com eles sob seu comando, poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio com Light e ter retorno negativo, rouba seu projeto inicial, Protoman (Blues, no original), para servi-lo, junto com outros robôs.

Dr. Light, então, cria Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante domestica, . Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Light resolve transformar Rock num robô de batalha na tentativa de deter Wily. Surge então Mega Man, o robô azul que sempre estraga os planos malignos de Wily.

A série Mega Man X se passa 100 anos após a série clássica e temos agora um novo robô, chamado X. Dr. Light havia criado esse protótipo, mas nunca o havia utilizado por ser muito forte e capaz de ignorar as leis da robótica (quem conhece as 3 leis de Azimov?).

Com medo, Dr. Light resolve deixar X armazenado em uma cápsula para que no futuro a humanidade tenha melhor controle sobre os robôs. Por isso, essa criação só é despertada um século depois pelo explorador Dr. Cain. A tecnologia de X era avançada mesmo para aquela época e deu origem a um novo tipo de robôs chamados reploids. Alguns reploids, porém, revoltaram-se contra a humanidade, eles foram chamados de Mavericks. Cabe a X e aos Maverick Hunters (caçadores de Mavericks) parar essa ameaça. O vilão dessa série é Sigma.

A característica mais marcante da série X (incluindo X, X2, X3 e por aí a fora) é a busca por partes de uma super armadura que dá novos poderes a X. Pra que estava acostumado a jogar a série e ver apenas o robozinho azul mudar de cor quando selecionava o poder de algum inimigo, a mudança na armadura no decorrer do game era algo bem interessante.

No jogo Megaman X, tem até uma brincadeira que a Capcom fez que permitia a X soltar o Hadouken do Ryu (isso mesmo, Street Fighter). Isso era uma tremenda apelação, pois permitia você derrotar os ultimos desafios sem fazer nenhuma força.

Também nessa série, somos apresentados a novos personagens, incluindo o fodástico Zero, que mais tarde teria sua própria série como protagonista. No Mega Man X ele apenas usa um canhão fodão, mas mais tarde passa a usar uma espada, o que pra era algo bem inusitado dentro da série, uma vez que todos os ataques eram feitos a longa distância, e o maluco do Zero ia de peito aberto pra sapecar os inimigos...

Ficaria realmente um texto enorme falar de todos os jogos. E mesmo se falasse apenas da série X, teria que colocar muitos spoillers e isso não seria legal. Então vou falar de algumas curiosidades.

Talvez poucos saibam, ou se recordem, mas Mega Man teve sua própria série animada, que até chegou a ser exibida no Brasil pelo SBT. Em meados de 1999, se não me engano. Até que era fiel a série clássica, mas um tanto quanto repetitiva, já que Mega Man não destruía seus inimigos...

Aqui vai a abertura brasileira do desenho.


Bom galera, sei que esse post ficou mais histórico do que realmente algo sobre os games. Mas eu digo que vale muito a pena jogar essa série, em especial a série X. Se alguém se interessar, eu passo as Roms do SNES e até arrumo emulador e isos pra jogar a série do Playstation.

Então é isso... vou ficando por aqui...

Um feliz 2011 (atrasado) para todos que acompanham o blog.

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

4 Nostálgicos:

  1. NC disse...:

    sempre gostei de megaman, por isso ta no banner do blog hehe

    coloquei mais pq a gente alugava praticamente toda semana a fita do megaman X... e tb pq a fase do storm eagle tem uma das minhas músicas preferidas entre todos os jogos \o/

  1. Anônimo disse...:

    Caraca Rafa ... megaman é muito foda
    so q eu era ruim pra caramba no jogo

    =p

  1. kirx disse...:

    o que eu mais gosto é o Mega man 8 do playstation 1 muito bem feito e as musicas são as melhores

    tenho tambem o Battle and chase estilo Mario Kart hehe, otimo post

    Acho que poderia ter sempre um post falando de algum jogo do Azul

  1. valeu cara eu tenho anos e sou fan do mega man meu heroi favorito e eu quiria saber mais dele.

Postar um comentário