Mario

Veja também , ,

É até estranho um blog voltado a nostalgia dos anos 80/90 não ter falado ainda sobre esse ícone dos games.

Famoso troll master dos games e personagem constante em piadas, Mario pode ser considerado a imagem que mais representa os jogos eletrônicos.

Afinal, quem é que não conhece o Mario? (sim, sem acento)

Bom, vejam meu último post e saibam o porquê da falta de postagens...

Bom, já sabe o que fazer...



Lançado em 1985 para o NES com o título de Super Marios Bros (Super Irmãos Mario), foi o primeiro jogo de plataforma com o sistema side scrolling (rolagem lateral). É o game recordista de vendas, e o que fez o NES ser um console de sucesso.

Quanto aos jogos, dispensam comentários. Pula na tartaruga, pega o casco e joga no inimigo. Quebra os blocos e procura por power-ups. Se estiver pequeno, os blocos não quebram, nesse caso procura um cogumelo vermelho e amarelho (nas primeiras versões) ou branco e vermelho (nas mais contemporâneas com a formalização gráfica) para ficar maior e ter mais chances. Sem falar que você precisa sempre salvar a vadia da princesa inútil sequestrada pelo Bowser (durantes anos a fio chamado erroneamente de Koopa, nome de seus soldados) que sinceramente só fazia isso pra irritar o bigodudo, afinal nunca fez nada de mal à princesa.

Quem jogou Super Mario no NES, ou o famigerado Turbo Game, certamente concordará que Mario é o símbolo maior de uma geração de jogadores.

E talvez seja dele o mérito de trazer garotas para a frente da tela e colocar um joystick na mãos delas. (Mario, te devemos essa).

Certamente, Super Mario Bros deu origem a tantos outros jogos de plataforma e tantos outros personagens marcantes, que não citarei para não causar polêmica.

Particularmente, o jogo que mais gosto dessa série é o Super Mario Bros 3. Contando com diversos itens, Mario e Luigi podiam se transformar em diversos bichos ou adquirir certos poderes, como a foto acima ilustra Mario vestido como uma espécie de esquilo voador (ou seja lá que porra era aquela, mas que funcionava).

Ao lado tem uma imagem da abertura desse jogo. Lembro que na época eu deixava a apresentação rolando por minutos a fio, só porque achava ela divertida.

Vale lembrar que na versão japonesa do jogo (se não me engano), tinha um truque que deixava o jogo mais fácil e em certo ponto "apelão". Não sei se a fita que eu jogava tinha algum tipo de chip diferente, mas ao entrar na tela de itens e apertar "Select", vc podia escolher o item. Quem jogava com um amigo ou irmão deixava os "baús" e demais bônus para o parceiro, que não tinha a mesma mordomia.

Entre os power-ups mais clássicos, podemos destacar a estrela, a flor de fogo e a pena (ou folha) vermelha.

Ao lado tem alguns dos power-ups de Super Mario Bros 3. O sapo, na minha opinião era o mais inútil, afinal só servia na água, o que por vezes não valia a pena, pois fora da água a movimentação era lenta, tendo que procurar logo por um cogumelo pra aumentar de tamanho. O martelinho eu gostava, especialmente em fases com muitos inimigos "saltitantes". E tem também essa espécie de bota que Mario entrava que era engraçada... hehehe


O jogo fez tanto sucesso que em meados de 1993, que deu origem a um filme, o que provalmente deu a origem de categorias do tipo "vergonha alheia" ou da categoria "por que gastaram dinheiro com essa bosta?". Bom, um dia ou outro ainda reprisa na Sessão da tarde. Mas acreditem, NÃO VALE A PENA!!!

Bom, é isso aí. Falar de Mario dá um post enorme, especialmente se formos falar de todos os jogos, ou até mesmo de um jogo específico.

É até injusto esquecer os outros personagens, como o irmão Luigi, a Princesa Peach (que antes era conhecida como Toadstool) e até o menino cogumelo Toad. Porém como Mario é o personagem principal, eles ficam meio de fora mesmo, pra compensar, uma imagem com a galera toda, eheheehe.

Vou ficando por aqui....

Até o próximo post.

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

1 Nostálgicos:

  1. NC disse...:

    engraçado é o reino dos cogumelos ter uma princesa peach...

    mario é referência dos anos 80 e 90, o mario (q o sobrenome tb é mario) 3 com as fases em um estilo parecido com uma peça de teatro é muito bom...

Postar um comentário