19 de dezembro de 2010

Chrono Trigger

Primeiro, passamos das 1000 visualizações, agradeço a todos que sempre nos visitam \o/


Segundo, ja que o Rafa falou de RPG, vou falar de um também, o melhor na minha opinião. Chrono Trigger.



Se hoje eu gosto de RPG, grande parte devo a esse jogo. Clique em leia mais para relembrar.


"Capa nada haver americana do jogo"
Lançado em 1995 no japão para SNES, Chrono Trigger contou com uma equipe maravilhosa na criação, equipe que foi chama de "Dream Team" ou "Equipe dos Sonhos", mas também, saca só qm tava nela: Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogosDragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). Quando eles se juntaram, lógico que deveria sair um jogo revolucionário, fantástico, e realmente, na minha opinião esse jogo saiu.


"O mapa mundi de CT em 1000 A.D,
 dependendo da época que você esta, 
essa paisagem muda muito."
Minha lista de RPGs preferidos segue nessa ordem: Chrono Trigger em primeiro, Final Fantasy IX em segundo, Final Fantasy VII me terceiro, dai vem Secret of Mana e por ai vai. Como eu disse, até jogar o CT eu não tinha muitos contatos com o RPG.


Você deve se perguntar o que faz desse jogo tão aclamado não? Ora, se não bastasse aquele time todo que eu falei, o sistema de batalhas, o enredo, os personagens carimásticos, a trilha sonora, as viagens no tempo, a possibilidade de dar inúmeros finais diferentes, os golpes combinados entre os personagens, as atitudes que você toma durante o jogo influenciam nos acontecimentos... ora, você quer mais o que?


História (copiado da Wikipédia)


"Conhecendo a princesa Marle"

O jogo tem inicio no Reino Guardia, no ano 1.000 DC, Chrono é acordado por sua mãe e logo depois ele vai para a Feira do Milênio. Lá, ele conhece uma garota chamada Marle, que se torna se torna sua amiga, e passam a andar juntos.
Na feira eles são convidados a testar a nova invenção de Lucca, melhor amiga de Crono. Essa maquina é um teletransporte, que Chrono testa com sucesso, porém Marle ao testa-la observa que o seu pingente começa a brilhar no instante do funcionamento da máquina, e, de repente, ela é sugada para dentro de um misterioso portal. Lucca então verifica que um portal dimensional foi aberto e manda Crono ir atras de Marle. Ao sair do portal Chrono está na "Idade Média" (Middle Ages, 600 DC), onde ele descobre que está no passado, ele por sua vez se dirige ao castelo de Guarda. Lá fica sabendo que a Rainha Leene, que estava desaparecida, foi encontrada.
"Primeira luta"
Contudo ele descobre que a Rainha Leene encontrada, era na verdade Marle. Lucca também vem para está epoca e Marle começa a desaparecer do seu plano de existência. Lucca conclui que Marle na verdade era a Princesa Nadia do tempo deles, e provelmente uma descendente da Rainha Leene. Como a corte de Guardia encontrou Marle pensando ser Leene, as buscas pela rainha foram suspensas, o que levaria a morte de Leene em um futuro próximo, e por consequência, a de sua decendência inteira, incluíndo a própria Marle. Crono e Lucca vão então em busca da verdadeira rainha, para então consertar a história. Eles conseguem cumprir a missão com a ajuda de Frog, um homem-sapo.
"E assim tudo começa"
Usando a Gate Key de Lucca, Crono leva Marle de volta ao Castelo Guardia de seu tempo. Entretanto, o Chanceler de Guardia acusa Crono de tentar sequestrar a princesa. Como resultado, o chanceler condena Crono à morte. Com a ajuda de Lucca, ele consegue fugir da prisão, e Marle foge junto com eles para um portal que estava escondido na floresta que rodeia o castelo.
Viajando no portal, eles vão parar no futuro (2.300 D.C.), onde o mundo está em ruínas. De um computador dessa época eles vêem um vídeo do ano de 1999 A.D., que mostra um parasita alienígena, chamado Lavos, emergindo do fundo do planeta, e o destruindo completamente. Então, Marle convence Crono e Lucca a continuarem a viajar pelo tempo, a fim de evitar que Lavos destrua o futuro.


Personagens
Chrono - Vive no presente, é o protagonista do jogo, a grande característica dele é que ele... quase não fala. Seu elemento é a luz, e fala sério, você ja viu um protagonista muito quieto que morre durante o jogo?
Marle - Seu nome verdadeiro é Nadia e é a princesa de Guardia no ano de 1000 A.D., não gosta muito de ser princesa e vive brigando com seu pai, fugindo do castelo, conhece Chrono na feira. Seu elemento é a água.
Lucca - Também na época de 1000 A.D é uma inventora brilhante, assim como seu pai, mora em Truce e é ela que inventa a Gate Key, que é a responsável pelo começo das viagens temporais. Seu elemento é o Fogo.
Frog - Seu nome verdadeiro é Glenn, é de um período anterior ao de Chrono, 600 A.D., antes de ser transformado em sapo por Magus era o escudeiro discípulo do grande cavaleiro Cyrus. Seu elemento é a Água.
Magus - No começo se trata de um grande vilão, na verdade esse personagem tem uma das histórias mais complicadas que eu ja vi. Quando criança seu nome era Janus e vivia em 12000 B.C., foi separado de sua família pois sua mãe foi corrompida por Lavos. Sugado por um portal ele vai parar em 600 A.D. onde Ozzie o acolhe e ele vem a se tornar um poderoso mago. Busca invocar Lavos não para que ele possa destruir o mundo, mas sim para poder destruir Lavos por vingança. Seu elemento é Sombra.
Robo - Encontrado no futuro, em 2300 A.D., é um robo humanóide que esta desativado desde o dia do apocalipse em 1999 A.D., Lucca o conserta e ele se une a equipe, aliás o robo tem um tema musical bem legal eheh. Por ser um robo não usa magias, mas seus danos são do elemento Shadow.
Ayla - Encontrando ela por acaso na pré história (em 65.000.000 B.C.), essa guerreira pré-histórica é chefe da tribo Ioka que vive em guerra com os Reptites, raça evoluída de réptil misturados com humanos. Como nasceu antes da magia, não domina nenhum elemento, mas seus golpes são muito fortes.


Eu sei como deve ser confuso ler isso tudo de B.C, A.D, então vou ter que recorrer a Wikipédia de novo para que possa ficar entendido:

Períodos de Tempo

Em Chrono Trigger o presente está no ano 1000 A.D. Deste ano, os personagens podem visitar seis eras diferentes, ou via portais, ou via Epoch (uma máquina do tempo também denominada Wings of Time). Nesses períodos de tempo, os personagens realizam vários eventos e embarcam em diferentes desafios enquanto procuram aliados na luta contra Lavos.


O mundo em 65.000.000 B.C.
65.000.000 B.C. (Pré-História)
A era pré-histórica é um período em que co-existem duas espécies majoritárias: os Reptites e os Humanos, em constante conflito.
Os Reptites são uma mistura genética de répteis com humanos, e se consideram superiores aos humanos. Seus líderes residem na torre chamada Tyrano Lair, e são destruídos quando Lavos cai do Espaço no local. A queda de Lavos no planeta marca o início de uma era glacial e a extinção dos Reptites.

12.000 B.C. (Idade das Trevas)
Era das trevas ou glacial em 12.000 B. C.
Na Idade das Trevas de Chrono Trigger, a raça humana está dividida entre os magos, que se dizem educados e poderosos, e que vivem em uma espécie de plataforma flutuante (Zeal), acima da tempestade e da neve do período glacial, chamando-se assim de "Enlighted Ones" (Os Iluminados); e os sem poderes mágicos, sem educação, que moram em cavernas na superfície congelada e escura do planeta. São denominados "Earthbound Ones".
Este é o período em que nasceram Janus (Magus) e sua irmã Schala, as crianças da família real. Quando a procura pela imortalidade da Rainha Zeal acaba despertando Lavos, ela acaba indiretamente destruindo a civilização dos Enlighted Ones e seu reino flutuante, forçando os sobreviventes a conviverem junto aos humanos comuns.
É nessa época que vivem os três gurus: Melchior, o Guru da Vida, Belthasar, o Guru da Razão e Gaspar, o Guru do Tempo (uma alusão feita aos Três Reis Magos).

600 A.D. (Idade Média)
Atmosfera meio sombria 
Essa época está dividida na luta entre monstros, chamados Místicos, e humanos. Os Místicos são liderados por Magus e seus três servos: OzzieSlash e FleaGlenn e seu mentor, Cyrus, vivem nessa época. Glenn é Frog quando ainda era humano. Quando Magus mata Cyrus, ele também lança um feitiço sob Glenn, transformando-o em homem-sapo. Glenn então se esconde e autodenomina-se Frog e entra na luta contra as forças de Magus, para vingar a memória de seu mestre. Glenn é o cavaleiro-guardião da Rainha Leene.

1000 A.D. (Presente)
É a época onde começa o jogo. Há uma certa estabilidade no mundo, onde os Místicos vivem isolados dos humanos. É nessa época que vivem CronoMarle e Lucca. O Mapa ja foi postado la em cima.

Qualquer um tem raiva dele
1999 A.D. (Dia de Lavos)
Neste período Lavos desperta e emerge do fundo do planeta, destruindo tudo em seu caminho. É impossível andar por esse cenário, só podendo batalhar com Lavos. Se o jogador perder a batalha, o apocalipse virá a acontecer e o final acaba com a frase "But... The Future is refused to change" ("Mas... O Futuro recusou-se a mudar").



2300 A.D. (Futuro)
Futuro triste e perigoso
Após o Apocalipse, Humanos e Místicos quase foram extintos. Alguns deles vivem em abrigos denominados domos, antes utilizados por outros fins. O mundo se tornou um deserto imenso, o céu tem constantes tempestades de raios e areia, alimento e água doce são raros. A única forma de se recuperar é passando alguns segundos dentro de máquinas denominadas "Enertron", que fazem com que a pessoa recupere todas as energias, como se tivesse dormido uma noite inteira, porém esta continua com fome. Os sobreviventes apenas esperam pela morte. Robo entra no time neste período, quando os heróis o encontram destruído e Lucca o conserta.

"Apesar de ter pouca coisa, você vem muito aqui"
Fim do Tempo (The End of Time)
O Fim do Tempo não é exatamente uma data, mas sim um lugar onde todo o tempo acaba. Não há nada nesse lugar, a não ser uma pequena área onde existem pilares de luz que servem como portais do tempo.
Nesse lugar existem dois habitantes: Spekkio, o Mestre da Guerra; e um velho senhor, Gaspar, o guru do tempo.


Depois de um tempo você decora aonde cada pilar te leva, você até se acostuma a ir pra esse lugar.


Outra coisa que eu aprecio muito também em CT é a trilha sonora, as músicas são muito boas, em especial Wind Scene, ouçam vocês mesmos:




E como de costume, vai um vídeo do gameplay. Do Gamespot:




Sairam versões mais completas para Playstation e Nintendo DS, com animações e talz, de qualquer forma, qualquer um que goste de RPG TEM por obrigação jogar esse jogo.

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

Um comentário:

  1. Show de bola esse jogo, apesar de na época eu não entender uma frase de inglês, eu continuei no jogo e zerei. Muito bom, marcou história

    ResponderExcluir