9 de dezembro de 2010

Comandos em ação

Difícil encontrar algum menino que na década de 90 nunca tenha tido um Comandos em Ação, ou no original G.I. JOE.

Eram bonequinhos pequenos, totalmente articulados, que vinham com armas, capacetes, radiotransmissores, viseiras, mochilas, além de serem muito bem pintados.


Existia uma divisão clara entre o Bem, representado pelos Joes e o Mal, representado pelos Cobras, quando você comprava algum, um símbolo indicava se ele era Joe ou Cobra.

O grande atrativo era sem dúvida as histórias dos personagens, você buscava pelo Comandante Cobra por exemplo e via no encarte dele a história, as especialidades dele, tudo isso para a imaginação fértil de uma criança era algo incrível. Se você comprava um Joe e descobria pela história que ele tinha um inimigo mortal em especial, era necessário ter ele.

Aliás, os encartes eram algo sensacional e bem chamativos, na frente sempre tinha uma ilustração do personagem em meio a uma cena de ação, sempre com uma explosão e a nomenclatura do personagem. Atrás tinha um pequeno encarte contando a história do personagem e mais uma um codinome para ele. Eu tinha vários cortados e guardados, mas normalmente eu nem usava os nomes que vinham nesses encartes, chamava por nomes que eu mesmo inventava. Mas claro que na hora da brincadeira você só sabia distinguir os lados, os nomes você podia inventar na hora, o importante  era saber que aquele era "do mal" e aquele outro era "do bem".


Não eram só homens que faziam parte dessa guerra, foram lançadas algumas mulheres também, no caso, esse é o encarte da Baronesa.

Outro ponto forte também eram os veículos. Desde simples motos até naves gigantes. Na minha infância eu sempre gostei de ganhar esses bonecos de presente, então a divisão era a seguinte: no meu aniversário e no dia das crianças eu recebia um boneco, no natal eu podia pedir um veículo. Eu e meu irmão tivemos diversos bonecos, e alguns ainda devem estar enterrados no quintal da antiga casa que morávamos (é, fizemos alguns enterros, afinal, eles morreram né hehe). As vezes vinham alguns amigos que também tinham seus comandos em ação e traziam mais veículos e tudo o mais, fazíamos guerras enormes no quintal de casa.
Outro fato importante de se lembrar era que algumas linhas lançadas tinham características próprias, alguns tinham uma mochila que você apertava um botão e ele falava uma frase, outros vinham com seus animais... e as propagandas eram sempre bem feitas e instigavam a gente a querer eles.


O ponto chato era que os dedos quebravam com certa facilidade, então a gente punha, tirava as armas das mãos deles e em pouco tempo não sobrava o polegar. Algo que eu fazia com bastante freqüência era usar massa de modelar para fazer armaduras no melhor estilo Cavaleiros do Zodíaco para eles. Cavaleiros que aliás vão aparecer mais vezes aqui no blog hehe.

Fica mais uma foto aqui para lembranças:


YOOO JOES!

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

4 comentários:

  1. Eu usava "fita crepe" para fazer as armaduras nos meus, mas quando eu as retirava a tintura dos meus bonecos saiam, ai eu passei a usar massa de modelar para fazer armaduras! \o/

    Realmente, era irritante a facilidade com que os polegares deles quebravam!

    ResponderExcluir
  2. SE ALGUME TIVER COMANDOS EM AÇÃO P/ VENDER EM OTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENTRA EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL:
    ADAGIJOE.ALEMAO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Compro e vendo passe... agora acho que vou cagar (meu nome é Alessandro, Grande Moreira)

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando a coleção desse ninja de mascara verde da ultima foto. Eu tinha ele, ele vinha junto com um inimigo. Essa coleção não encontro em lugar algum. Parece que me é gi joe

    ResponderExcluir