22 de dezembro de 2010

Constructor

Essa semana não vou conseguir postar muito, mas vou escrever sobre um ótimo jogo. Pensa que é de SNES? Genesis?. Ora, nem só jogos de console é que me deixaram saudades, com certeza alguns de PC merecem um espaço também. Em especial esse:


Lançado em 1997 pela Acclaim, quando eu tinha meu primeiro PC, sem acesso a internet e vendiam bastante aquelas revistas de jogos, eu resolvi comprar esse por ter uma capa bem chamativa e engraçada. Clique em leia mais para se lembrar do jogo ou simplesmente para conhecer.


O objetivo do jogo é basicamente construir prédios, juntar dinheiro e fazer algumas missões. Nada que não tenha sido explorado dezenas de vezes né, mas agora imagine isso de forma bem cômica? Temos então Constructor. O jogo vem com a opção de colocar em português, mas cuidado, existem alguns erros na tradução e em especial uma missão, que pede uma coisa e você tem que fazer outra totalmente diferente. Ja passei grande aperto por causa dela.


Constructor tem várias opções de jogos mas apenas 5 mapas, você pode optar pelo tipo de jogo de só construir, onde não existe limite de tempo, você fica construindo e construindo e não tem fim, tem também o modo de juntar dinheiro, onde dentro de um número determinado de anos você deve juntar uma quantia de dinheiro, tem  o modo de construções e por ai vai. Você pode escolher entre 4 "times", só mudam as cores mesmo, você pode jogar sozinho ou contra o computador. E vai ser contra mesmo, por que eles são chatos demais.

Independente do time que você escolhe, a quantia em dinheiro vai ser a mesma, as possibilidade iniciais de construção também. Constructor segue uma lógica de evolução, primeiro você faz uma madereira, que te da opções de construir casas de madeira, após você construir os 3 tipos de casa de madeira existentes, te abre uma opção para a construção de uma fábrica de cimento... e assim vai, até você poder construir hospitais, parques e diversas coisas mais. Outra coisa também é que você tem que se preocupar com seus inquilinos, cuidar muito bem deles pois existem níveis diferentes de inquilinos, e cada um tem  uma exigência diferente. Por exemplo um casal rico nível 5 não iria morar em uma casa de madeira, feita para inquilinos nível 1. Outra coisa é que você pode colocar eles para gerar mais filhos, ou gerar algo que tenha utilidade pra você, dependendo do nível do inquilino, pode ser um policial, um gângster e por ai vai² 

Se Por um lado ele te da muitas variáveis para cuidar, por outro ele te da todas as formas disso, por exemplo você tem controle total da quantidade de cada item que você produz, e também tem uma barra de satisfação que indica o humor geral dos inquilinos. Redução de aluguel, diminuição de barulho, casa confortável, reforma dos dormitórios, tudo isso influencia no humor deles. Quanto melhor as condições de vida que você da para seus inquilinos, melhores resultados para você. Mas não pense que vai ser fácil, exige muita paciência... pegue o exemplo dos inquilinos nível 2, um casal é hippie e outro casal é punk. Tente deixar os 2 no mesmo quarteirão pra ver se não vai chover reclamações? Escolha um e despeje ele na hora hehe.

Jogando contra o computador se torna mais interessante e desafiador... como eu disse la em cima eles são realmente chatos, constroem no seu terreno, tentam tomar suas construções... Ai você tem a opção de usar melhor a polícia e também construir alguns edifícios de "indesejáveis", ou seja, alguns baderneiros ou ladrões que podem também dificultar a vida dos seus oponentes.

Mas jogar contra o computador é chato, é muuuuito chato pra quem não tem paciência com algumas coisas. Eu mesmo gosto é da opção de construir e construir e construir


Como é um jogo de DOS, é um pouco difícil jogar eles, mas com uma rápida pesquisa no google você consegue tudo o que precisa: o jogo, o DOSBox (emulador do DOS)  e as animações para não travar.

Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

2 comentários:

  1. Nossa... esse foi (e continua sendo) "O" jogo.

    Muito da hora, mesmo depois de tanto tempo, ele ainda consegue me divertir.

    Com certeza um dos melhores jogos pra PC que já joguei

    ResponderExcluir
  2. cara, eu ainda tenho esse CD!!!! Graças ao NC consegui rodar ele de novo no pc!!!


    vlw


    abraço ae galera


    PS.: Otimo Blog

    ResponderExcluir