26 de dezembro de 2010

Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara

Eae, como foi o natal de vocês?

Bom, ontem estava esperando a hora passar e aproveitei pra fazer alguns jogos no kaillera, entre eles o meu beat'n up preferido. Entendam que eu tenho 3 jogos que não recuso jogar: Tartarugas Ninja 4, Final Fight 3 e em especial Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara pra Arcade.


O por que D&D é tão especial? As razões são muitas, por exemplo a evolução dos personagens, a possibilidade de usar itens diferentes, jogar de maneiras diferentes com um mesmo personagem, as habilidades bastante diferenciadas entre os personagens. São muitas razões mesmo... clique em leia mais para continuar lendo sobre esse maravilhoso jogo.

Podemos dizer que em 1996 a Capcom conseguiu um acerto crítico na hora de fazer a continuação do também muito legal Tower of Doom.

Pra quem gosta de RPGs de mesa, fica mais fácil entender os elementos presentes no jogo. Mystara é um cenário de campanha existente, mas não vou me aprofundar a falar disso.

"É nessa hora que você vai escolher
uma vida mais fácil, ou uma mais difícil"
Logo na apresentação você descobre que seu inimigo final vai ser um Dragão Vermelho, durante o jogo você descobre qual a identidade do dragão.

O seu antecessor, Tower Of  Doom tinha 4 tipos de classe para escolher, ja em Shadow Over Mystara xistem 6 tipos de classe para escolher, cada um com 2 tipos de personagem. Em Tower Of Doom existiam: Fighter, Cleric, Elf e Dwarf, em Shadow Over Mystara foram acrescentados Thief e Magic User. Cada um bem diferente do outro e cada um com sua própria alcunha.

Primeiro é bom lembrar que a base desse jogo é um grupo de rpg de mesa, e existe a possibilidade de se jogar até com 4 pessoas, ou seja, da pra formar várias estratégias. Vou explicar um pouco dos personagens agora para que vocês tenham essa noção, quem ja entende, vai ver que existe até as "fichas" para cada personagem, explicando quantos pontos em força ele tem, por exemplo.

Fighter
Master Swordsman
O próprio nome ja diz tudo, ele é o chuta-bundas do grupo. Especialista em combate, pode usar praticamente todas as armas, menos cajado. Apesar de não usa magias, pode usar alguns itens mágicos, mas a real utilidade dele esta em poder usar duas espadas ao mesmo tempo ou uma espada de duas mãos, além de ter grande resistência e ser realmente forte. É com ele que eu MENOS jogo, mas é o mais recomendado para iniciantes.


Elf
Mistress of Magic
Elfos são uma raça de seres semi-humanos, tem muitas características parecidas com as nossas, exceto pela sua longevidade e pelas orelhas pontudas. Em Shadow Over Mystara a representante da raça é uma elfa que une habilidades de lutador com magias, lógico, ela não é tão forte quanto um Fighter e nem tão poderosa nas magias que nem o Magic User, mas essa possibilidade de usar ambas as habilidades a torna uma personagem bastante versátil. Durante o jogo existem alguns lugares que só da para chegar se você tiver uma elfa no grupo. Essa é minha personagem favorita.

Cleric
Warrior of Faith
Um clérigo é um personagem com poderes divinos, o que o torna um ótimo personagem de suporte. Sua real utilidade é em grupos mesmo, não aconselho a jogar sozinho com ele, embora alguns poderes como o de expulsar mortos vivos seja realmente útil, a maça que ele carrega não é tão efetiva quanto parece. Jogar com ele requer bastante experiência e habilidade, diria até que é essencial ter um cleric em um grupo, facilita muito a vida durante a jornada. Gosto de jogar com ele em grupos de 3 ou 4 pessoas.

Dwarf
Tireless Warrior
Anões são guerreiros formidáveis, têm ainda mais resistência que um Fighter e se bem usados são os personagens que dão mais dano no jogo (isso na porrada) por ter ótimos combos. Assim como o Fighter, Dwarves não podem usar magias, mas pode usar alguns acessórios mágicos. Nunca me dei bem jogando com eles, mas são personagens de respeito em um grupo, e por serem bem resistentes, são ótimos para escolher quando se esta jogando sozinho, como diz o ditado: "nunca fique entre um anão e seu inimigo, ou sua cerveja". Tem a incrível habilidade de fazer com que baús abertos dêem mais dinheiro.

Thief
Shadow Arts Pro
Novamente, quem ja jogou RPG de mesa sabe o quão útil um personagem com conhecimentos ladinos é para o grupo. Essa ladra tem a habilidade de detectar armadilhas e abrir baús sem precisar de chave, o que é realmente ótimo, pois as vezes você encontra baús que escondem itens incrivelmente bons mas não tem a chave para abrir ele. A bem verdade é que ela não é muito forte, mas isso é compensado por ela ser uma acrobata nata e tem ótimos golpes. Também não usa magias, mas pode usar alguns acessórios mágicos. Depois da Elf é minha personagem preferida, mas normalmente escolho ela quando estou em grupos pela habilidade de abrir baús.

Magic User
Master of Magic
O mago do grupo, em termos de resistência é o personagem mais fraco, mas em termos de destruição, ah, esse dai é especialista nisso. Suas magias são devastadoras, jogadores iniciantes adoram usar ele, mas quando jogadores experientes o usam é onde da pra ver como ele deve ser usado com cuidado. Existem limites pra magias, então embora as magias dele mate facilmente todos os inimigos comuns da tela, é melhor guardar essas magias para os chefes. E como eu disse antes, além de ser um personagem fraco em resistência, suas habilidades de combate corpo a corpo também não são boas, tornando difícil a vida do mago durante as fases. Mas usar ele tem suas recompensas, em grupos equilibrados normalmente é você que decide as lutas contra os chefes. Uso ele muito pouco, pois sempre tem gente demais querendo usar ele hehe.

Outra coisa interessante é a escolha de nomes, até ela influência algo no personagem. Digamos que com uma combinação de letras você ganha um tipo de nome. Os tipos de nome variam da letra A até a letra J, cada um te garante um equipamento.

Não cabe a mim explicar muito sobre isso, mas devo dizer que se você conseguir um nome tipo C, seu personagem vai ganhar um headgear, então recomendo descobrir um nome tipo C.

Bem, Mystara é um cenário de campanha de D&D, então você encontra muitos inimigos comuns de RPG como kobolds, hellhounds e coisas assim, mas também enfrenta muitos outros monstros mais poderosos, assim como dragões, salamandras, magos lich. Baús escondem armadilhas, você pode decidir seguir por vários caminhos, escolhas afetam diretamente o jogo, existem itens que podem ser trocados por coisas melhores em lojas, há caminhos que só uma Elfa ou Anão podem guiar o grupo. Fora os combos e tipos de golpes que podem ser feitos. Eu disse aqui no blog quando falei de Final Fight 3 que ele era quase perfeito, bem, Dungeons & Dragons Shadow Over Mystara pra mim é o beat'n up perfeito.

Aqui segue um vídeo meu jogando com o AnImoL e o Garga-lhadA jogando no Kaillera. É uma parte só do jogo com o dobro de velocidade. O jogo é bem longo.


Acesse nosso twitter: www.twitter.com/lembrodisso

Um comentário:

  1. Pode me dizer como jogar com 4 pessoas?? PQ toda rom que eu baixo sempre só da pra 2 pessoas.

    ResponderExcluir